HIV

O que é HIV?

HIV é a sigla em Inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da aids.  O HIV ataca as células de defesa do nosso corpo e se multiplica numa grande velocidade.  Ao infectar uma pessoa o HIV mistura o seu material genético ao DNA de algumas células do sistema imunológico para depois  se multiplicar. Com isto, o organismo fica mais vulnerável às diversas doenças, como tuberculose, pneumonias, câncer etc…

Qual a diferença entre HIV e Aids ?

HIV é um Vírus.  Aids é a doença causada pelo HIV.

Como se pega:

Fazendo sexo sem proteção.

Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados. A mãe infectada pode passar o HIV para o filho, durante a gestação, no parto ou na amamentação.

Como não se pega:

Não se pega HIV por meio do beijo, tosse, abraço, aperto de mão ou em encontros sociais. Não se transmite bebendo no mesmo copo, ou através de contato com animais, nem picadas de inseto.

Usar preservativos ainda é o método mais eficaz para se prevenir doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV.

Qual a importância de fazer o teste?

Saber que é portador do vírus HIV o mais cedo possível permite que a pessoa realize o tratamento adequado.

Onde fazer o teste?

Procure uma Unidade de Saúde em seu município.

O teste via fluido oral mostra o resultado em até 30 minutos.

Tratamento como prevenção ao HIV/AIDS

As profilaxias pré e pós exposição (PrEP e PEP) ao HIV são novas estratégias que compõem a “prevenção combinada” do HIV.

A PEP (pós-exposição) consiste no uso de medicamento antirretroviral após a exposição ao vírus (sexual ou por acidente ocupacional). A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após exposição de risco e deverá ser tomada por 28 dias para evitar a infecção pelo HIV.

Já a PrEP (pré-exposição) é o uso de antirretrovirais por pessoas HIV negativas antes da situação de exposição sexual ao HIV. Sua indicação está voltada a pessoas que tenham práticas sexuais de maior risco, pertencentes aos grupos de maior prevalência para o HIV (gays, pessoas trans e profissionais do sexo) ou em parceria sorodiscordantes para o HIV (quando um dos parceiros(as) tem HIV e o(a) outro(a) não).

Quem deve fazer o teste para diagnóstico de HIV?

O teste é indicado para todos!

Tuberculose + HIV

A tuberculose é a 1ª causa de mortes entre as doenças infecciosas definidas dos pacientes com aids. As pessoas que vivem com HIV/aids são mais vulneráveis à tuberculose em razão da baixa imunidade que diminui a capacidade de combater e controlar a tuberculose. Tratar a pessoa que vive com HIV o quanto antes, mantém a imunidade elevada e diminui o risco de contrair tuberculose e outras infecções oportunistas. 

 

Lute contra a Aids! O melhor remédio é a prevenção.